Compartilhe este post:

4 dicas para atingir o tempo semanal de atividade física recomendado pela OMS

#VocêSabia? A Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda que adultos pratiquem entre 150 a 300 minutos semanais de atividade física aeróbica de intensidade moderada, ou 75 a 150 minutos semanais de exercícios de alta intensidade para melhorar a saúde geral, prevenir doenças crônicas e aumentar a qualidade de vida.

Por mais que os números pareçam desafiadores à primeira vista, acredite: eles podem ser facilmente incluídos na sua rotina, desde que haja força de vontade e disciplina.

Além disso, é possível combinar ambos os tipos de exercícios para atingir a quantidade mínima necessária de atividade física. Ou seja, não precisa ser tudo ou nada! O importante é se movimentar e encontrar uma rotina que funcione para você.

Se a sua meta é combater o sedentarismo e aproveitar os benefícios de uma vida ativa, siga com a leitura e confira as informações que nós, da Lynd, preparamos para você, com dicas práticas para cumprir o tempo recomendado de atividade física pela OMS.

Escolha uma atividade que você goste!

A constância é a chave para manter uma rotina saudável, e a melhor forma de garantir isso é praticando algo que realmente te traga sensação de prazer.
Caminhadas, dança, ciclismo, natação ou, até mesmo, esportes em grupo são ótimas opções. ,
Quando você encontra uma atividade que te faz feliz, é mais fácil transformar o exercício em um hábito duradouro.

Se exercitar não precisa ser uma tarefa enfadonha!
Com tantas opções disponíveis, escolher o que mais se adapta ao seu estilo de vida e preferências é o segredo para manter-se motivado(a) a longo prazo.

Como identificar se o treino é moderado ou intenso?

Para atingir o tempo recomendado de atividade física pela OMS, é importante entender a diferença entre intensidade moderada e intensa.
A intensidade do treino pode ser medida por sua frequência cardíaca e pelo nível de esforço percebido. Veja alguns exemplos:

Exercício moderado: Atividades como caminhada rápida, andar de bicicleta em ritmo leve ou nadar são exemplos de treinos moderados.
Durante esses exercícios, você deve ser capaz de falar, mas talvez não consiga cantar – pois sua respiração já estará um pouco mais acelerada.

Exercício intenso:
Atividades como corrida, natação competitiva ou exercícios intervalados (HIIT) são considerados intensos.
Nesses casos, você sentirá a respiração muito mais acelerada e será difícil manter uma conversa sem pausas frequentes.

Saber a diferença é importante para balancear seus treinos e atingir o tempo recomendado pela OMS sem sobrecarregar o corpo.

Dicas para atingir o tempo de atividade física recomendado

Abaixo, listamos algumas sugestões práticas, mas muito eficazes,  de exercícios que você pode incluir na sua rotina semanal para alcançar o tempo mínimo de atividade física:

Caminhada rápida:
Fazer uma caminhada de 30 minutos por dia, cinco vezes por semana, já garante os 150 minutos recomendados de exercício moderado.

Corrida:
Se você já pratica atividades físicas, correr é uma excelente opção para intensificar seu treino.
Com 25 minutos, três vezes por semana, você pode atingir a meta mínima de exercícios intensos.

Treinamento intervalado:
Para quem busca eficiência, os treinos intervalados de alta intensidade (HIIT) são perfeitos.
Em apenas 20 minutos diários, é possível trabalhar todo o corpo de forma intensa, combinando picos de esforço com períodos de descanso.

Ciclismo ou natação:
Ambas as atividades podem ser ajustadas para intensidade moderada ou intensa, dependendo do ritmo e da distância percorrida.
São ótimas opções para quem prefere algo de baixo impacto nas articulações.

Lembre-se de que o mais importante é se manter ativo(a)


Distribuir a atividade física ao longo da semana, em pequenas sessões, é uma maneira eficaz de atingir suas metas sem sobrecarregar o corpo de uma só vez.

Conte com a Lynd para alcançar seus objetivos!

Nós, da Lynd, entendemos a importância de estar bem equipado para praticar atividades físicas de forma segura e confortável.
Por isso, desenvolvemos tênis exclusivos,  com a mais alta tecnologia para garantir que seus treinos sejam produtivos e agradáveis, proporcionando o suporte necessário para cada passo, salto ou corrida.

Quer dar o primeiro passo em direção a uma vida mais ativa?

Clique aqui, visite nosso site e escolha o par de tênis ideal para suas necessidades! 

No mais, continue acompanhando o Blog da Lynd para mais dicas sobre como manter um estilo de vida saudável, com informações valiosas para melhorar seu desempenho e alcançar suas metas de saúde.

Se você achou esse artigo útil, deixe seu comentário abaixo e compartilhe suas experiências.

Um grande abraço e até a próxima!

Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + seis =