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Especial Mês da Mulher: a influência da prática de exercícios em cada fase da vida feminina.

Para dar sequência ao nosso especial #MêsdaMulher, no blogspot de hoje, nós, da Lynd, preparamos um conteúdo especial para apresentar os impactos das atividades físicas em cada fase da vida feminina. Sem dúvidas, os exercícios proporcionam inúmeros benefícios para a saúde das mulheres. Mas apesar disso, apenas 32,4% da população feminina do Brasil é fisicamente ativa, segundo dados da pesquisa Vigitel divulgados pelo Ministério da Saúde. O estudo ressalta a importância de esclarecer e conscientizar as mulheres sobre como a prática frequente de atividades físicas como caminhadas, corridas, natação ou musculação, pode otimizar a sua saúde física e elevar a sua qualidade de vida.

Especial Mês da Mulher: Atividades físicas e idade: quais os benefícios para cada fase da vida?

A atividade física pode e deve ser praticada desde a infância até a senioridade, desde que seja realizada com acompanhamento especializado e respeite as particularidades e limitações de cada praticante. Descubra, a seguir, quais as principais influências dos exercícios em cada estágio da vida feminina.

Infância:

Praticar atividades físicas na infância contribui significativamente para a saúde das crianças. Além de fortalecer o sistema imunológico, a atividade física promove o desenvolvimento motor, melhora a coordenação, o equilíbrio e ajuda a controlar o peso. Outro benefício é que o contato com outras crianças durante as atividades físicas estimula a socialização e promove valores como trabalho em equipe e respeito às diferenças.

Adolescência:

Na adolescência, além de controlar o peso e melhorar a forma física, a atividade física também pode contribuir para a melhora da autoestima e da saúde mental. Durante essa fase, as meninas passam por mudanças hormonais significativas, e os exercícios físicos podem ajudar a aliviar sintomas como cólicas menstruais e alterações de humor. Outro ponto que deve ser mencionado é que a prática regular de atividades físicas ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

Vida Adulta:

Na vida adulta, os exercícios físicos podem ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose e alguns tipos de câncer. Além disso, ajudam no controle do peso, melhoram a qualidade do sono, aumentam a energia e reduzem o estresse e a ansiedade. Durante a gestação, os exercícios físicos minimizam desconfortos como dores nas costas e inchaço nas pernas, além de contribuir para um parto mais saudável.

Senioridade:

Na senioridade, os exercícios físicos são fundamentais para manter a saúde e a independência. A prática regular de atividades físicas pode ajudar a prevenir quedas, melhorar a saúde cardiovascular e pulmonar, e manter a densidade óssea.

Além disso, também auxiliam na manutenção da mobilidade e da flexibilidade, reduzir dores articulares e musculares, melhorar a qualidade do sono e a saúde mental. Enfim, querida leitora, esperamos que este artigo possa ter ajudado na compreensão sobre como a prática regular de exercícios físicos ao longo da vida é fundamental para a saúde e o bem-estar da mulher em todas as fases.

Para dar o primeiro passo rumo a uma vida mais saudável, é importante contar com o conforto e o suporte adequados. Experimente os tênis da Lynd, projetados para garantir conforto, segurança e estilo enquanto você se movimenta e desfruta de uma vida mais saudável, ativa e plena, independentemente da sua idade! No mais, continue de olho no Blog da Lynd e fique por dentro de todas as dicas relacionadas à qualidade de vida, saúde e bem-estar. Um grande abraço e até o próximo post!

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