Compartilhe este post:

Treinamento funcional: o que é, para quem é indicado e quais os benefícios?

Desafiador, eficiente e motivante, o treinamento funcional trabalha diversos músculos de maneira simultânea, e, por isso, garante aos seus praticantes vários benefícios como melhora da coordenação, ganho de massa, perda de gordura e etc.

Quer saber mais sobre esse tipo de atividade e descobrir se ela é indicada para você? Então, siga com a leitura e confira o artigo do blog da Lynd!

Afinal, o que é o treinamento funcional?
Treinamento funcional: o que é, para quem é indicado e quais os benefícios?

O treinamento funcional é um tipo de exercício físico que enfatiza movimentos naturais e atividades do dia a dia, com o objetivo de melhorar a força, a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação.
É focado em movimentos multiarticulares e integração de grupos musculares, visando melhorar o desempenho em tarefas cotidianas e esportivas.
Por esse motivo, é comumente praticado por atletas, pessoas em tratamento de fisioterapia e alunos de academia.

As características do treinamento funcional

Um dos maiores benefícios do treinamento funcional é que ele trabalha tanto o físico quanto o psicológico. Isso porque força o cérebro a raciocinar para realizar os movimentos, manter o equilíbrio e, assim, otimizar a coordenação motora e percepção corporal.

Benefícios do treinamento funcional

1. Fortalecimento do CORE

A região do CORE envolve os músculos mais profundos da região abdominal, lombar e pélvica. Fortalecer-los é essencial para correção da postura, melhora de desempenho e prevenções de lesões.

2. Treino de propriocepção

A prática desses exercícios também ajuda no fortalecimento das articulações, ligamentos e tendões.

3. Força e resistência

O treino funcional promove aumento de força muscular e resistência física, além disso, também otimiza o condicionamento cardiorrespiratório.

Para quem o treino funcional é indicado?
Treinamento funcional: o que é, para quem é indicado e quais os benefícios?

Qualquer pessoa pode realizar os treinos funcionais: crianças, idosos, atletas, sedentários, obesos… O que irá diferenciar os movimentos são os tipos de exercícios, que devem ser adaptados de acordo com os níveis de habilidade ou incidência de lesões.

No caso das crianças, esse tipo de treinamento é muito utilizado para gerar mais coordenação motora.

Em contrapartida, para os idosos, as atividades garantem mais independência, afinal, trabalham a força, resistência e padrão de movimento.

Cuidados para praticar o treinamento funcional

Assim como qualquer outra atividade física, o treinamento funcional requer alguns cuidados, principalmente para evitar lesões. O mais indicado é iniciar os exercícios com o auxílio de um professor especializado, para acompanhar e monitorar os treinos.
Além disso, utilizar um calçado adequado é essencial para assegurar o conforto aos seus pés e melhorar a sua performance como um todo.

Para isso, invista nas tecnologias avançadas dos modelos Lynd, que são desenvolvidos a partir das melhores matérias-primas e proporcionam qualidade, resistência, bem-estar e máximo desempenho.

Treinamento funcional: o que é, para quem é indicado e quais os benefícios?

Clique aqui e confira todas as opções incríveis disponíveis no site.

No mais, continue de olho no Blog da Lynd e acompanhe todas as novidades que estão por vir.
Um grande abraço e até o próximo post!

Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 14 =