Compartilhe este post:

5 benefícios dos exercícios físicos durante a Menopausa

Para dar sequência ao nosso especial #MêsdaMulher, no blogspot de hoje, nós, da Lynd, preparamos um conteúdo especial para apresentar os benefícios dos exercícios físicos durante a menopausa, uma fase natural e inevitável na vida de uma mulher, caracterizada pelo fim da menstruação e da fertilidade. Geralmente, o período ocorre entre os 45 e 55 anos de idade, sendo influenciado por diversos fatores, como genética, estilo de vida e saúde geral da mulher. Durante a menopausa, o corpo passa por diversas mudanças hormonais, como, por exemplo, a diminuição dos níveis de estrogênio – o que pode levar a uma série de sintomas, como ondas de calor, alterações de humor, dificuldade para dormir, ressecamento vaginal, entre outros. Nesse contexto, a prática regular de exercícios físicos pode trazer uma série de benefícios para a saúde feminina, ajudando a minimizar alguns dos sintomas desagradáveis e melhorando sua qualidade de vida. Quer descobrir quais são eles? Siga com a leitura e acompanhe os próximos tópicos:

1. Prevenção de doenças crônicas:

Um dos benefícios mais importantes dos exercícios físicos durante a menopausa é a prevenção de doenças crônicas. Vale lembrar que mulheres na pós-menopausa têm um maior risco de desenvolver doenças como diabetes, doenças cardíacas e osteoporose. Mas, a boa notícia é que a prática regular de atividades físicas pode ajudar a prevenir ou controlar essas condições, melhorando a saúde geral e reduzindo o risco de complicações.

2. Manutenção do peso saudável

Durante a menopausa, é comum que as mulheres experimentem um aumento de peso devido às mudanças hormonais e metabólicas. Para prevenir o ganho de gordura, vale a pena apostar em exercícios como caminhadas, natação, hidroginástica e pilates. A prática regular dessas atividades auxilia no controle do peso, ajudando na redução do acúmulo de gordura e na manutenção da massa muscular.

5 benefícios dos exercícios físicos durante a Menopausa

3. Fortalecimento ósseo

A diminuição dos níveis de estrogênio durante a menopausa pode levar a uma perda de densidade óssea, aumentando o risco de osteoporose e fraturas. Para prevenir esse tipo de problema, uma ótima alternativa é aderir aos exercícios de impacto, como a caminhada e a corrida, que ajudam a fortalecer os ossos, e consequentemente, a reduzir o risco de desenvolvimento da osteoporose.

4. Melhora do metabolismo:

Outra vantagem dos exercícios físicos durante a menopausa é que eles contribuem para a melhora do metabolismo. Com a diminuição dos níveis de estrogênio, o metabolismo tende a ficar mais lento, estimulando o ganho de peso e de gordura abdominal. Entretanto, a prática regular de atividades físicas pode ajudar a acelerar o metabolismo, ajudando a queimar calorias de forma mais eficiente.

5. Saúde mental

Por fim, mas não menos importante, os exercícios físicos também têm um impacto positivo na saúde mental durante a menopausa. Isso porque, independentemente da fase da vida, a prática regular de atividades ajuda na redução da ansiedade, depressão e estresse, (sintomas mais comuns durante esse período). Além disso, os exercícios físicos também contribuem para a melhora do humor e da autoestima, colaborando diretamente para a manutenção do bem-estar e da qualidade de vida. Na hora de dar o primeiro passo rumo a uma vida mais saudável, você precisa garantir a segurança, a proteção e o suporte adequado. Para isso, conte com a Lynd e experimente uma linha de tênis projetados para garantir conforto, flexibilidade e estilo enquanto você se movimenta. Visite nosso site e descubra os pares ideais de tênis para conduzir os seus passos em direção a uma vida mais ativa! No mais, continue de olho no blog, em breve, teremos novidades por aqui. Um grande abraço e até o próximo post!

Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + 18 =